Arrancada das equipes após eliminações em disputas do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Copa Sul-Americana, afetando o calendário e competitividade.
No Campeonato Brasileiro, o Palmeiras e o Inter estão em alta, com desempenhos impressionantes nas últimas partidas. O Palmeiras lidera o ranking de vitórias consecutivas, com seis triunfos seguidos, e está apenas um ponto atrás do Botafogo na disputa pela liderança do torneio.
Já o Inter, que não perde há oito jogos, mudou drasticamente sua trajetória no Campeonato Brasileiro, saindo da zona de rebaixamento e entrando na disputa por uma vaga na Libertadores. Alguns torcedores mais otimistas até sonham com o título. A concentração no Campeonato Brasileiro é um fator comum entre esses times, que não têm outras competições para dividir sua atenção. A pressão é alta, mas ambos os times estão preparados para enfrentar os desafios que se aproximam.
Competitividade no Futebol Brasileiro
Recentemente, enquanto ouvia a Rádio Gaúcha, o comentarista Diogo Olivier fez uma observação interessante: ‘No futebol brasileiro, para vencer, é preciso saber perder’. Ele estava se referindo ao custo de disputar competições de alta intensidade, que muitas vezes resulta em lesões e preservações. Acredito que o Palmeiras será campeão do Campeonato Brasileiro e que o Inter conquistará uma vaga na Libertadores. E acredito que isso acontecerá, em parte, porque eles aprenderam com suas derrotas.
O Palmeiras é o projeto mais bem-sucedido do futebol brasileiro desde o São Paulo de duas décadas atrás. No entanto, vinha jogando abaixo do seu potencial, especialmente em comparação com o Botafogo, seu principal concorrente ao título nacional. Após a eliminação na Libertadores e na Copa do Brasil, o Palmeiras conquistou cinco vitórias em cinco jogos, com 15 gols a favor e apenas um contra.
Já o Inter estava passando por um momento difícil, com o elenco afetado pela enchente que o impediu de treinar e jogar em seu estádio. O trabalho do treinador Roger Machado é notável, mas o essencial foi a recuperação física do elenco. As eliminações na Copa do Brasil e na Sul-Americana deram ao time o tempo necessário para descansar, treinar e recuperar os lesionados. Agora, é um time renovado.
Enquanto isso, o Botafogo perdeu dois pontos em casa contra o Grêmio, em um jogo em que preservou alguns titulares. O mesmo Grêmio havia vencido o Flamengo duas rodadas antes, enquanto o Inter batia o São Paulo com a maioria dos titulares poupados. Flamengo e São Paulo usaram times reservas ou mistos devido a decisões na Libertadores, e ambos acabaram eliminados.
Preservações e o Calendário
As preservações são uma consequência do calendário, um assunto que estamos todos cansados de discutir. Elas podem causar desequilíbrio no Campeonato Brasileiro e favorecer adversários. No entanto, elas acontecem com frequência e de muitas maneiras, de modo que o prejudicado de hoje pode se tornar o beneficiado de amanhã, apenas para ser novamente prejudicado depois de amanhã.
Restam dez rodadas em disputa no Campeonato Brasileiro para a maioria dos clubes. Alguns deles, como o São Paulo na briga por vaga na Libertadores e o Fluminense na luta contra o rebaixamento, viverão o terço final da competição com essa nova realidade, tendo apenas ela como preocupação. E poderão comprovar a ideia de que para vencer é preciso saber perder.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo