Cesta Básica: dicas para começar a segunda-feira bem informado sobre a alta da Selic e sinais de desaceleração.
Depois de um dia tenso com declarações preocupantes de Gabriel Galípolo, diretor de política monetária do Banco Central, sobre a possibilidade de aumento da Selic, agora (27) os analistas estão atentos às informações sobre a inflação.
Enquanto isso, os investidores aguardam ansiosos a divulgação do IPCA-15, também chamado de ‘prévia da inflação’, que pode trazer mais insights sobre a previa-inflação.
Previsão de Inflação: IPCA-15 pode indicar desaceleração
No fim do dia, com os mercados já encerrados, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, marca presença em um evento promovido por um banco. Nos Estados Unidos, o índice de confiança do consumidor, medido pelo Conference Board, é o único indicador que chama a atenção, com divulgação prevista para as 11h.
Na agenda corporativa, a escolha do novo presidente da Vale, Gustavo Pimenta, ganha destaque. Segundo a mediana das projeções, o IPCA-15, conhecido como ‘prévia da inflação’, deve apresentar um aumento de 0,19%, após registrar alta de 0,30% em julho. O intervalo das estimativas varia entre 0,09% e 0,29%. O indicador será divulgado pelo IBGE na terça-feira, às 9h.
Caso o IPCA-15 demonstre sinais de desaceleração conforme o esperado, isso pode trazer um certo alívio ao mercado, que está atento às preocupações do Banco Central com a inflação em alta. No entanto, essa possível desaceleração pode não ser suficiente para alterar o rumo da Selic, que se encaminha para uma alta praticamente inevitável na próxima reunião, conforme indicado pelo Termômetro do Copom do Valor Investe.
O mercado permanece vigilante em relação aos sinais do que está por vir. Hoje, no final do dia, às 18h15, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa da Conferência Anual do Santander, evento que desperta interesse dos investidores. Recentemente, Haddad mencionou que os juros no Brasil já estão elevados e pediu cautela nas próximas decisões do BC. As declarações do ministro sobre o Orçamento também são aguardadas.
Outro tema relevante que deve repercutir ao longo do dia é a escolha do novo presidente da Vale. A empresa anunciou a seleção de Gustavo Pimenta como próximo presidente, em decisão unânime do conselho de administração. O processo de seleção foi conduzido de acordo com padrões internacionais e legislações aplicáveis.
Nos Estados Unidos, o mercado acompanha de perto um indicador de confiança que pode fornecer insights sobre a atividade econômica. Às 11h, o Conference Board publica o Índice de Confiança do Consumidor de agosto. O cenário por lá é de expectativas em relação à provável alta dos juros na próxima semana, conforme indicado por Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, na semana passada.
Fonte: @ Valor Invest Globo