O Pet-Saúde: Equidade atuará em ambientes hospitalares e Unidades Básicas de Saúde de Teresina, com equipe multidisciplinar para atender demandas de saúde pública.
📲 Acompanhe o A10+ nas redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter. Um projeto da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) foi selecionado para participar do Pet-Saúde, iniciativa do Ministério da Saúde. Intitulado Pet-Saúde: Bem-estar, a iniciativa visa promover ações que visam melhorar a qualidade de vida da população por meio da saúde preventiva e do atendimento nas unidades de saúde.
No contexto do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), a Uespi irá desenvolver atividades que integram estudantes e profissionais da saúde em ações com o objetivo de fortalecer o sistema de saúde e promover o cuidado integral. Essas ações beneficiarão diretamente a população local, ampliando o acesso aos serviços de saúde e melhorando a qualidade do atendimento.
Pet-Saúde: Integração entre Ensino, Serviço e Comunidade
O resultado final foi divulgado na última terça-feira (2). O PET-Saúde tem como objetivo fortalecer a integração entre ensino, serviço e comunidade, unindo o SUS e as Instituições de Ensino Superior (IES).
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: Valorização das Trabalhadoras do SUS
Além de formar profissionais de saúde e valorizar as trabalhadoras do SUS, considerando aspectos como equidade de gênero, raça e identidade e alinhado ao Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no SUS. Universidade Estadual do Piauí (UESPI) TV Antena 10 Foram 150 projetos aprovados no Brasil, sendo quatro escolhidos no Piauí.
Ambientes Hospitalares: Importância da Integração
No âmbito do estado, a Uespi ficou na segunda posição entre os escolhidos. Segundo o coordenador do Pet-Saúde Equidade, professor Saulo Araújo, vários cursos da universidade estão envolvidos.’Esses são os aspectos mais importantes que a gente busca fomentar, como o fortalecimento, o processo de integração entre o ensino-serviço e a comunidade.
Equipe Multidisciplinar no Pet-Saúde: Abordagem Abrangente e Integrada
Os serviços serão assistidos por profissionais e acadêmicos da Universidade Estadual do Piauí, articulando todas as políticas, os eixos norteadores com as demandas do Sistema Único de Saúde’, pontua Araújo.O projeto se estrutura com cinco grupos, 12 bolsistas em cada uma dessas composições, totalizando 60 bolsistas incluindo alunos e profissionais dos cursos: Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia e Educação Física.
Pet-Saúde: Incentivo à Saúde Comunitária
‘Essa organização permite uma abordagem abrangente e integrada às demandas de saúde da comunidade, com uma equipe multidisciplinar e especializada’, finalizou o coordenador. Fonte: Portal A10+
Fonte: © A10 Mais