Cafeína-ricas bebidas combaterem cansaço e fadiga, mas trazem riscos: nervoso central, insônia, ansiedade, aumento da frequência cardíaca, doenças gastrointestinais. Melhor opção: cafézinho (taurina, estímulos sensoriais) ou alternativa refrescante (sabores diferenciados), moderado consumo evitar problemas cardíacos e de pressão arterial. Sistema de bebidas energizantes tradicional.
Para os momentos de exaustão e sonolência, não há nada como um cafezinho para ajudar a enfrentar o dia. As bebidas energizantes estão se tornando cada vez mais populares no Brasil, oferecendo uma variedade de sabores e sendo uma opção refrescante. O café é um clássico e um grande aliado quando a energia está baixa.
Além dos energéticos, existem outras opções de bebidas que podem ser revigorantes e estimulantes. As bebidas revitalizantes também têm conquistado espaço no mercado, oferecendo novas experiências aos consumidores em busca de uma dose extra de energia. Experimentar diferentes bebidas pode ser uma forma interessante de se manter alerta ao longo do dia.
Escolhendo a melhor opção entre bebidas, energizantes e café
Mas, qual das bebidas é a opção mais saudável para obter energia? O café, conhecido por ser uma bebida rica em cafeína, substância que estimula o sistema nervoso central, como relata Angélica Grecco, nutricionista da clínica Eduardo Grecco. ‘[A cafeína] faz com que o organismo fique mais acelerado, com mais disposição, reduzindo a sonolência. Em algumas pessoas pode auxiliar no foco e concentração’, informa. Já as bebidas energéticas trazem na composição cafeína e também a taurina, duas substâncias que estimulam o sistema nervoso central. ‘Devido a sua alta concentração acabam atuando de forma mais agressiva nos estímulos sensoriais de cansaço, fadiga’, esclarece a especialista.
Benefícios e malefícios das bebidas energéticas e do café
De acordo com a nutricionista, o café é a opção mais saudável para quem precisa de uma energia extra. ‘O café com certeza é muito mais saudável, devido à menor porcentagem de cafeína, sendo mais natural e fisiológico e por não ter a presença de açúcares, edulcorantes, conservantes e corantes’, explica. É preciso ter cautela quanto ao consumo em excesso de ambas as bebidas. Apesar de ser a opção mais saudável, o café pode provocar insônia, ansiedade, aumento da frequência cardíaca e doenças gastrointestinais. ‘Os energéticos, são ainda mais perigosos, devido às altas concentrações de cafeína, taurina, açúcares, conservantes e corantes, podendo causar problemas cardíacos e aumento da pressão arterial’, destaca Grecco.
Fonte: @ Minha Vida