Pesquisa sobre Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral reuniu 74.794 estudantes, 10.821 professores e 575 gestores. Avaliação nacional compartilha produtos, resultados e boas práticas de gestão escolar.
O Ministério da Educação (MEC) realizou um importante seminário na última terça-feira, 17 de dezembro, com o objetivo de apresentar os resultados da avaliação nacional do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Esse evento, organizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB), foi sediado no hotel Windsor, localizado na capital federal, Brasília (DF).
Essa iniciativa visa fortalecer a Educação Básica por meio do incentivo às escolas que oferecem Ensino Médio em tempo integral. Além disso, o MEC busca promover a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas, contribuindo para a expansão da rede pública de ensino. Com o EMTI, o governo pretende aumentar as oportunidades de acesso à educação de qualidade, especialmente para os estudantes que mais necessitam. A implementação desse programa representa um passo importante para a transformação da educação no Brasil.
O Ensino Médio em Foco
Avaliação de produtos, processos e resultados do programa desde sua criação em 2016 foi apresentada, visando proporcionar o compartilhamento de boas práticas entre os estados e as escolas. A transmissão ao vivo ocorreu pelo canal do MEC no YouTube.
Uma abordagem quantitativa foi realizada em 575 escolas do EMTI e qualitativa em 20 escolas para verificar se o programa atinge seus objetivos e contribui para o aprimoramento de seu desenho e gestão. Participaram 74.794 estudantes, 10.821 professores e 575 gestores escolares.
A Importância do Ensino Médio
A secretária da SEB, Kátia Schweickardt, destacou a importância dos professores, alunos e gestores educacionais presentes para conhecerem a realidade do ensino médio em tempo integral no país. Ela enfatizou que o ensino médio público brasileiro é formado por mais de 7 milhões de estudantes e chega a 7,5 milhões se considerarmos a rede privada. A força do ensino médio está na rede pública, pois é lá que nascem os profissionais que vão para a universidade.
Schweickardt destacou que a pesquisa mostra grandes desafios relacionados à infraestrutura e à organização curricular e pedagógica. Para tornar a escola mais significativa, é preciso solucionar esses desafios e proporcionar um ambiente de aprendizagem com outras experiências, senão a escola deixa de ser escola e vira prisão. Atualmente, 330 mil estudantes são beneficiados pelo EMTI em todo o país.
A Diversidade do Ensino Médio
Não estamos falando de uma juventude única, temos múltiplas juventudes no Brasil, que dialogam com múltiplos territórios. Mais de 75% dos nossos estudantes do ensino médio são pretos e pardos. Se a escola não assume isso como um pressuposto, não há o que fazer para torná-la significativa. O Programa Escola em Tempo Integral, lançado em 2023, ampliou em mais de 1 milhão as matrículas em todo o país, em todas as etapas da educação básica. O ensino médio já atingiu a meta do Plano Nacional de Educação de 25% dos estudantes estudando em tempo integral.
Fonte: © MEC GOV.br