Revisão no mapa pode alterar tamanho de ambos. IBGE ainda analisa divisa entre os dois estados, linha divisória e marcos originais para corrigir linha correta nos mapas atuais.
O território catarinense está prestes a ganhar mais espaço, devido ao relatório entregue ao Paraná pela Secretaria do Planejamento de Santa Catarina. O documento apresenta uma mudança proposta para a divisa entre os dois estados, que poderá levar a uma expansão de 490 hectares em território catarinense.
Com a readequação dos marcos da divisa entre os dois estados, o território catarinense pode ter uma área maior, com capacidade de abrigar mais comunidades. O documento apresenta uma análise minuciosa do território, considerando aspectos como o relevo, o uso do solo e a população. Além disso, o relatório destaca a importância da cooperação entre as duas unidades federativas, para que a mudança seja implementada de forma eficaz e sem causar impactos negativos no meio ambiente.
Revisão Territorial: Novas Análises Irão Alterar Divisa entre Paraná e Santa Catarina
O relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá ser submetido a uma análise rigorosa, considerando os novos dados coletados. Receba as principais notícias em seu WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra.
A revisão territorial foi iniciada após um morador de Guaratuba, no Paraná, notar uma divergência durante a medição de seu terreno e descobrir que os marcos originais colocados pelo Exército Brasileiro, há mais de 100 anos, não coincidem com a linha divisória que consta nos mapas atuais. Notícias relacionadas Delator morto em aeroporto soube que carro que estava com problema ao pousar e ligar para advogado Homem é preso suspeito de abusar da filha durante 13 anos no centro do RS Mulher grávida é agredida pelo namorado no centro de Santa Maria Equipes do Instituto Água e Terra do Paraná realizaram vistorias e revisaram documentos antigos, confirmaram que os marcos estavam em locais diferentes dos indicados nos mapas oficiais.
A correção poderá alterar a divisa e afetar áreas próximas a Garuva (SC) e Guaratuba (PR). Uma pedra, que era o marco inicial da divisa, foi encontrada mais afastada do que o registro nas representações cartográficas. Após a revisão e correção dos pontos, os mapas foram atualizados para refletir a linha correta, o que daria um aumento dos quase 500 hectares para Santa Catarina.
Fonte: @ Terra