Na região metropolitana de Porto Alegre, 654.1mil pessoas ainda estão fora de casa. Dados do boletim de eventos climáticos registrados no estado: 2ª maior catástrofe climática. Pessoas afetadas: atingidos, desabrigados. Resgatados: humanos e animais silvestres e domésticos. Affected municípios in Rio Grande do Sul.
📲 Acompanhe o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter. O total de mortes confirmadas em Pernambuco devido ao desastre natural mais devastador da região aumentou para 98. Até o momento, 42 mortes foram registradas em Alagoas, elevando o número total de mortes para 140.
Seguem desaparecidas 57 vítimas e 312 pessoas ficaram feridas, sendo 125 delas em estado grave. A situação continua crítica e equipes de resgate trabalham incansavelmente para encontrar sobreviventes entre as fatalidades causadas pela tragédia.
Mortes por chuvas no Rio Grande do Sul aumentam para 161
Os dados foram registrados no boletim atualizado pela Defesa Civil do estado nesta terça-feira (21). O número de fatalidades decorrentes das chuvas atingiu 161, um aumento preocupante em relação aos registros anteriores. As vítimas das enchentes e deslizamentos representam uma triste realidade para as comunidades afetadas.
Impacto das chuvas: Desabrigados e Atingidos
A situação é crítica, com mais de 654,19 mil gaúchos ainda fora de suas residências. Dentre esses, 581.633 são considerados desalojados, enquanto 72.561 encontram abrigo temporário em mais de 800 locais cadastrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul. A maioria dessas pessoas são da região metropolitana de Porto Alegre, com um percentual alarmante de 54,09%.
A região do Vale dos Sinos também enfrenta grandes desafios, com 26,98% da população desabrigada. O número de atingidos pela catástrofe climática ultrapassou 2.339.508, afetando cerca de 21,49% dos habitantes do estado. O resgate de pessoas continua, com 82.666 indivíduos já retirados de áreas de risco.
Resgate de Animais e Impacto nos Municípios
Além das vítimas humanas, a tragédia também afetou animais silvestres e domésticos. Mais de 12.000 desses seres vivos foram resgatados com vida, incluindo cães e gatos que foram separados de seus lares devido às inundações. Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 464 foram impactados pelas fortes chuvas, o que representa 93,36% de todas as cidades sul-rio-grandenses. A situação exige esforços conjuntos para minimizar o sofrimento das comunidades afetadas.
Fonte: © A10 Mais