Lateral-direito de 23 anos, revelado pelo Grêmio, vive bom momento pelo Monaco e é convocado para as Eliminatórias da Copa.
A seleção brasileira está prestes a enfrentar o Peru, e o lateral-direito Vanderson é o nome mais cotado para ser a grande novidade no time titular. A partida está marcada para esta terça-feira, às 21h45, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 10ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Com a inclusão de Vanderson, a seleção ganha um novo elemento ofensivo, capaz de criar jogadas perigosas e surpreender a defesa peruana. Além disso, a equipe brasileira também pode contar com a experiência de jogadores veteranos para liderar o time e garantir a vitória. A amarelinha está pronta para brilhar no estádio Mané Garrincha e conquistar mais três pontos importantes nas Eliminatórias. O time brasileiro está em alta e não pode perder essa oportunidade.
Uma Nova Oportunidade para a Seleção
Vanderson, jogador do Monaco, da França, tem apenas 23 anos e já está sendo testado pelo técnico Dorival Júnior como titular no lugar do experiente Danilo, que é o dono da posição há cinco anos. No entanto, essa não é a primeira vez que Vanderson veste a amarelinha. Ele já entrou em campo duas vezes pela Seleção, ambas no segundo tempo. A estreia foi nos acréscimos do amistoso contra Guiné, em junho de 2023, sob o comando de Ramón Menezes. Depois, em setembro do ano passado, ganhou chance no segundo tempo da partida contra o Peru, com Fernando Diniz, totalizando 14 minutos em campo.
A convocação para esta data Fifa foi a primeira de Vanderson com Dorival Júnior e a quarta da carreira dele. No entanto, em outubro do ano passado, ele teve de ser cortado por uma lesão no joelho. A oportunidade para o jovem lateral neste momento visa dar maior poder ofensivo para a Seleção pelo lado direito. Danilo virou zagueiro na Juventus e iniciou a atual temporada no banco de reservas.
Um Novo Lateral-Direito para a Seleção
Ao convocado o jogador do Monaco, Dorival explicou o que esperava dele: ‘Acompanho o Vanderson desde o início em Rio Preto. Quando foi para o Grêmio, já foi com uma carreira direcionada e na expectativa de um crescimento. É o que está acontecendo. Ele tem evoluído muito. É um jogador que tem um ataque muito forte e isso chamou a atenção na maioria dos clubes. Saiu do país bem cedo, mas apresenta consistência e faz jogos com regularidade. Achamos que pode ser um jogador que ocupe um lugar na equipe.’
Vanderson é um jogador que tem um ataque muito forte e isso chamou a atenção na maioria dos clubes. Ele tem evoluído muito e apresenta consistência e faz jogos com regularidade. A Seleção precisa de um jogador como ele para dar maior poder ofensivo pelo lado direito. Danilo com características mais defensivas e Vanderson com um pouco mais de liberdade.
Uma Trajetória de Superar Obstáculos
Vanderson demorou a despontar no mundo da bola e cogitou abrir mão da carreira de atleta. Ele é natural de Rondonópolis, no Mato Grosso, e teve que superar muitos obstáculos para chegar onde está hoje. ‘Até falei com meus pais na época para tentar arrumar um trabalho para mim. Meu pai trabalhava na construção e não queria que eu seguisse por esse caminho, queria que eu fosse jogador. Mas o tempo foi passando, foi ficando difícil, e eu estava pensando em investir nos estudos para ter um futuro melhor’, contou o jogador, em entrevista ao ge em 2023.
Vanderson teve o apoio e se aproximou de Sandro Hiroshi, ex-jogador de futebol, que o ajudou a superar os obstáculos e a seguir em frente. Ele também teve a oportunidade de jogar no Rio Branco de Americana, onde fez um último teste e foi aprovado. Depois disso, ele nunca mais olhou para trás e seguiu em frente, sempre buscando melhorar e superar os obstáculos.
Um Novo Capítulo na Carreira de Vanderson
A convocação para a Seleção é um novo capítulo na carreira de Vanderson. Ele tem a oportunidade de jogar ao lado de grandes jogadores e de aprender com eles. Ele também tem a chance de mostrar seu talento e de se destacar em um nível mais alto. A Seleção precisa de jogadores como Vanderson, que têm um ataque forte e que podem dar maior poder ofensivo ao time.
A equipe de Dorival Júnior está em processo de construção e Vanderson é um dos jogadores que podem ajudar a Seleção a alcançar seus objetivos. Ele tem a chance de jogar em grandes estádios, como o Mané Garrincha, e de enfrentar grandes times. A Seleção está em processo de preparação para as Eliminatórias da Copa e Vanderson pode ser um dos jogadores que ajudem a equipe a se classificar para o torneio.
Fonte: © GE – Globo Esportes