Júnior Santos gol anulado por impedimento de Damián Suárez; Protesto de Artur Jorge. Áudio, VAR, lance, gol, impedimento, revisão. Árbitro: Rafael Rodrigo, Igor Junio; 1º defensor: Klein, Benevenuto. Uruguaio Marlon Freitas, completar redes. Atacante: Júnior Santos. Damián Suárez impedimento. VAR coloca ângulo, pode confirmar.
A Confederação Brasileira de Futebol divulgou as evidências e o áudio da cabine do VAR no confronto Botafogo 1 x 2 Bahia, que aconteceu na noite de domingo no Estádio Nilton Santos, pela 5ª rodada do Brasileirão. Um dos momentos controversos – e que gerou reclamações do técnico Artur Jorge – foi o impedimento de Damián Suárez no lance de gol de Júnior Santos. Confira abaixo no vídeo.
Em meio a discussões sobre o impedimento, a torcida não esperava que um fou pudesse mudar o rumo do jogo. Os desafios do uso do VAR continuam sendo tema de debates entre os amantes do futebol. Bastante interessante, não é mesmo?
Revisão do VAR Anula Gol do Botafogo por Impedimento
No início do segundo tempo, Marlon Freitas fez um passe preciso para o atacante uruguaio em profundidade. O jogador invadiu a área e cruzou para Júnior Santos, que mandou a bola para as redes. Porém, a alegria da equipe foi momentânea, pois o lance foi revisado pelo VAR. Após pouco mais de dois minutos de análise, o árbitro Rafael Rodrigo Klein decidiu anular o gol por impedimento do uruguaio no início da jogada.
Igor Junio Benevenuto: Decisão de Impedimento no VAR
No comando do árbitro de vídeo no confronto estava Igor Junio Benevenuto. Durante a revisão, os traços e linhas do VAR foram usados para determinar o impedimento. ‘Campo marcou impedimento, tá? Aguarde, tá? Vamos traçar as linhas. Primeiro defensor, é esse ou o debaixo’, foram as palavras de Benevenuto na revisão do lance.
Após analisar atentamente, foi determinado que o uruguaio estava em posição de impedimento no momento da assistência para Júnior Santos. As marcações no VAR mostraram claramente que o jogador estava à frente do penúltimo defensor, invalidando assim o gol do Botafogo.
Controvérsia e Reações Após a Marcação
O treinador do Botafogo, Artur Jorge, expressou sua discordância com a decisão de impedimento e protestou em uma entrevista coletiva pós-jogo. ‘Fizemos um gol no início do segundo tempo que, para mim, é legítimo. Não vejo nenhum impedimento que justifique anular o lance’, afirmou o técnico.
Por outro lado, PC Oliveira, comentarista de arbitragem dos canais Globo, concordou com a marcação do impedimento. Durante sua participação no programa Troca de Passes, ele analisou o lance e corroborou a decisão tomada após a revisão do VAR.
Como parte do jogo e das reviravoltas do VAR, a marcação de impedimento sempre gera discussões e opiniões divergentes, mostrando como a tecnologia pode influenciar o resultado de uma partida de futebol.
Fonte: © GE – Globo Esportes