Reunião lançou guia de apoio técnico para fortalecer o ensino fundamental brasileiro com ênfase na transição e eficácia das redes.
O Ministério da Educação (MEC), juntamente com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), organizaram um seminário online para apresentar o início de uma série de 10 guias de suporte técnico da Escola das Adolescências, que serão disponibilizados até o final de 2024.
No contexto do Programa Escola, a proposta da Escola das Adolescências visa abordar de forma mais abrangente as necessidades educacionais dos jovens, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor. A iniciativa destaca a importância de adaptar as práticas pedagógicas para atender às diversas realidades e demandas dos estudantes do ensino médio.
Escola das Adolescências: Programa Escola das Adolescências
O encontro, que ocorreu nesta sexta-feira, 16 de agosto, pode ser acessado no canal do MEC no YouTube e enfatizou a importância de as redes de ensino realizarem uma transição mais eficaz e acolhedora entre os anos iniciais e finais do ensino fundamental. A secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, ressaltou a diversidade de experiências vivenciadas pelos alunos e a necessidade de reconhecer essas diferenças para fortalecer o segmento adolescente.
Fortalecimento do Programa Escola das Adolescências
Durante o evento, foi destacado o papel do Programa Escola das Adolescências em oferecer suporte técnico-pedagógico e financeiro para os anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano. O programa visa reduzir as desigualdades educacionais e promover o diálogo com os adolescentes, atendendo às suas reais necessidades.
Participantes e Apoio Técnico-Pedagógico
Além da secretária Kátia Schweickardt, estiveram presentes no encontro o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro Santos, a coordenadora-geral de Ensino Fundamental, Tereza Farias, a secretária de Estado da Educação de Alagoas, Roseana Vasconcelos, o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação, Alessio Costa, e representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social da Universidade de São Paulo (Lepes/USP).
Objetivos da Escola das Adolescências
O Programa Escola das Adolescências, criado pela Portaria nº 635/2024, busca fortalecer os anos finais do ensino fundamental por meio de apoio técnico-pedagógico e financeiro. A iniciativa, que envolve União, estados, Distrito Federal e municípios, visa construir uma proposta educacional que atenda às diversas realidades da adolescência no Brasil e promova o desenvolvimento integral dos estudantes.
Fonte: © MEC GOV.br